A Terapia Ocupacional é uma área da saúde, que tem como principal foco o envolvimento e participação do indivíduo em atividades significativas de forma funcional e autónoma.

O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades; identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de atividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde.

Na área da pediatria, o terapeuta procura envolver a criança e os pais num plano individualizado, utilizando o “brincar” como ferramenta para avaliar e intervir, proporcionando à criança os desafios adequados para que produza uma resposta adaptada e de acordo com as exigências do meio. Desta forma, o terapeuta poderá ajudar a criança a desenvolver as competências (motoras, cognitivas, sensoriais, comportamentais e/ou emocionais) necessárias para a sua autonomia nas atividades da vida diária (vestir, despir, alimentação, higiene), atividades académicas, no brincar e na relação com os outros.

Indicações para a Consulta de Terapia Ocupacional:
  • Alterações neuromotoras
  • Atraso global do desenvolvimento
  • Perturbação de Hiperatividade com Défice de atenção
  • Perturbação do Espectro do Autismo
  • Perturbações do Desenvolvimento Psicomotor
  • Perturbações Especificas da Linguagem
  • Síndromes.
Quando procurar um Terapeuta Ocupacional?
  • Não explora os objetos de forma esperada para a idade;
  • Não consegue vestir as diferentes peças de roupa;
  • Não consegue apertar os cordões dos sapatos, abotoar os botões da roupa;
  • Dificuldade em manipular os talheres (colher; garfo; faca);
  • Cai/tropeça com frequência, dificuldade em controlar os movimentos do corpo, esbarra nos objetos;
  • Dificuldade em permanecer sentado durante a realização de atividades;
  • Não executa tarefas de forma organizada, quando solicitado;
  • Dificuldade em segurar no lápis, cortar com a tesoura, pintar;
  • Não consegue escrever o próprio nome e/ou frases, salta linhas quando escreve/lê;
  • Dificuldade na aquisição das competências pré-escolares e escolares;
  • Dificuldades de receção e reposta aos estímulos sensoriais (integração sensorial);
  • Dificuldade em relacionar-se com os outros.
O que é a Integração Sensorial?

Os departamentos de investigação da
Biblioteca Municipal de Carcavelos
estão abertos a todos, incluindo alunos
e escritores.
A Integração Sensorial é o "processo
neurológico inconsciente que interpreta
as sensações provenientes do nosso
corpo e meio externo e as organiza para
o uso no dia a dia" (Ayres J.).

Não podemos falar da Integração
Sensorial sem falarmos dos sistemas
que todos nós já sabemos: tátil,
auditivo, visual, gustativo e olfativo.
Contudo existem mais sistemas, sendo
eles muito importantes na Teoria de
Integração Sensorial e no nosso dia a
dia - são os sistemas propriocetivo (dános
a informação da posição do corpo)
e vestibular (importante no equilíbrio,
movimentos da cabeça e do corpo em
relação ao centro de gravidade), e
ainda o sistema relacionado com os
nossos órgãos (interoceção).

 

O processo de integração sensorial é contínuo, contudo, a idade dos 3 aos 7 anos é o período crítico para o desenvolvimento da Integração Sensorial

 

Alguns possíveis sinais de alerta

-Parece ter dificuldades em coordenar os dois
lados do corpo para atividades como pedalar,
saltar ao pé-coxinho, recortar com tesouras ou
vestir
-Parece ter dificuldade no lápis e em escrever
-Parece demasiado trapalhona e/ou com
pouco equilíbrio
-Tem dificuldades em sentar-se corretamente
e por tempo adequado nas atividades de mesa,
deitando com frequência a cabeça por cima da
mesa
-Não tem dominância manual definida
-Tem problemas em realizar movimentos de
forma suave e graciosa
-Não gosta de baloiços nem de atividades
que impliquem tirar os pés do chão
-Bate constantemente contra mobília ou
outras pessoas enquanto corre
-Tem dificuldade em brincar com outras
crianças, optando por ficar a vê-las
-Reage de forma muito negativa a barulhos
altos, etiquetas, abraços, cortar as unhas e
cabelo, ou até tomar banho de chuveiro
-Parece não ter novas ideias para brincar,
brinca sempre com as mesmas coisas e da
mesma forma
-Mostra-se muito lento para aprender novas
capacidades
-Tem dificuldades ou é seletivo na
alimentação
-Entre outros

Marcação

Escolha a especialidade:
Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
Perturbação do Espetro do Autismo
Perturbação da Aprendizagem Específica
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Desenvolvimento Mental 1ª Infância
Desenvolvimento da Personalidade
Consulta de Avaliação de Sintomas
Psiquiatria
Psicologia
Terapia ABA
Modelo PECS
Consulta do Sono Infantil
Modelo DIR-Floortime
Modelo de Denver de Intervenção Precoce
Osteopatia Pediátrica
Pedopsiquiatria
Neuropsicologia
Terapia da Fala
Psicomotricidade
Terapia Ocupacional
Musicoterapia
Os seus contactos:
Nome *
Telefone *
email *
Motivo de pedido de consulta para que possa ser melhor orientado
Por favor confirme os seus dados, antes de enviar o seu pedido de agendamento: