A Terapia ABA não invalida a possibilidade da criança permanecer em outra valência (Psicologia, Terapia da Fala, Psicomotricidade…), muito pelo contrário, a Terapia ABA pode ser uma valência a adicionar as demais terapias já realizadas pela criança ou ativada apenas em momentos de crises em que são delineados objetivos concretos de intervenção.

O que é ABA?

ABA (Applied Behavior Analysis) é uma ciência que
estuda as variáveis que influenciam os comportamentos
dos indivíduos através da observação
e análise que permite perceber a ligação entre
o comportamento humano, o ambiente e à aprendizagem,
facilitando os processos de adequação/
alteração/ modelagem dos comportamentos
socialmente significativos, contribuindo de forma
direta para a qualidade de vida do indivíduo.

 

Objetivos da Terapia ABA:

Promover competências em défice:
Competências Expressivas/Receptivas;
Socialização;
Brincar Independente/Pares;
Autonomia;
Generalização.
Diminuir barreiras à aprendizagem:
Agressividade;
Comportamentos negativos socialmente
significativos (choros, birras, gritos).
Autoestimulação;
Comportamentos obsessivos/ compulsivos;
Hiperatividade.

 

 

 

A Terapia ABA é indicado para

A Terapia ABA é indicada para todas as crianças/
jovens, independentemente da idade, que apresentam
Atraso Global do Desenvolvimento, com o diagnóstico
ou suspeita de Perturbação do Espectro
do Autismo, Perturbação de Défice de Atenção/
Hiperatividade e Comportamentos de Oposição.
Em muitos dos casos estas perturbações podem
estar interligadas e causam grandes prejuízos intelectuais
a criança. Através dos métodos utilizados
pela Terapia ABA (nomeadamente a repetição,
consciência do reforço e estruturação do programa)
é possível adquirir competências intelectuais
com o foco na autonomia desta criança.
Nestes casos a intervenção precoce em Terapia
ABA terá uma grande influência nos resultados.
Também existem casos de crianças que não
apresentam qualquer prejuízo cognitivo, mas apresentam
comportamentos de: oposição/dificuldades
em interagir socialmente/ pouca autonomia/ baixa
cooperação/ baixa tolerância a frustração/ pouca
capacidade de permanência em tarefa, que têm
consequências diretas no seu cotidiano, na relação
com os outros, na aprendizagem, no seguimento
de regras. Através dos métodos utilizados pela
Terapia ABA (nomeadamente na consciência
da troca do reforço, estruturação do programa
para posteriormente aplicação no contexto,
modelagem/alteração de comportamentos)
a criança desenvolve comportamentos socialmente
significativos que terá um impacto positivo na sua
vida cotidiana.

Contextos para a Intervenção

A intervenção em Terapia ABA pode ser realizada
em diversos contextos:

Polos do NIITE
In Home (em casa)
In School (na escola)

Programa Terapêutico

Avaliação;
Definição de metas e objetivos;
Elaboração do plano de Intervenção;
Aplicação e intervenção terapêutica;
Reavaliação periódica.

Duração da Intervenção

A duração da intervenção é definida de acordo
às necessidades e ao plano terapêutico estabelecido
para cada criança.

Programa Complementar

A par da intervenção, podem ser realizadas Formações
Parentais com o objetivo de dotar os pais
de competências para lidar com comportamentos
da criança de forma a promover um ambiente familiar
mais positivo.

Marcação

Escolha a especialidade:
Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
Perturbação do Espetro do Autismo
Perturbação da Aprendizagem Específica
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Desenvolvimento Mental 1ª Infância
Desenvolvimento da Personalidade
Consulta de Avaliação de Sintomas
Psiquiatria
Psicologia
Terapia ABA
Modelo PECS
Consulta do Sono Infantil
Modelo DIR-Floortime
Modelo de Denver de Intervenção Precoce
Osteopatia Pediátrica
Pedopsiquiatria
Neuropsicologia
Terapia da Fala
Psicomotricidade
Terapia Ocupacional
Musicoterapia
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