Para Quem?

Modelo de Intervenção desenvolvido para Perturbações do Espetro do Autismo ou outras Perturbações do Desenvolvimento.

Idades: 1 ano a 5 anos

Áreas de Intervenção?
Comunicação Recetiva
Comunicação Expressiva
Competências Sociais
Atenção Conjunta
Imitação
Cognição
Jogo
Comportamento
Autonomia Pessoal
Motricidade Fina
Motricidade Grossa

Modelo de Denver de Intervenção Precoce

O Modelo de Denver de Intervenção Precoce
(ESDM) é um dos métodos de intervenção em PEA
com evidência científica. Desenvolvido por Sally
Rogers e Geraldine Dawson, revela-se como
um dos modelos com evidência na melhoria
dos sintomas em crianças com sinais indicadores
de PEA.
Estudos mostram a eficácia do ESDM no aumento
das competências cognitivas e linguísticas,
interação social e iniciativa, diminuindo a gravidade
dos sintomas das PEA e melhorando
o comportamento e capacidade de adaptação.

Objetivos do Modelo de Denver

Trazer a criança de volta ao “círculo social”
Promover os “building blocks” da vida social
- Imitação
- Emoção
- Comunicação
- Partilha de experiências
- Brincadeira simbólica e brincadeira social
Preencher os gaps de desenvolvimento que
se verificam
A intervenção no Modelo de Denver prevê
o estabelecimento de uma relação afetiva com
a criança.
As interações sociais positivas aumentam
os interesses e a motivação para novas
aprendizagens.
A intervenção é realizada através de brincadeiras
e jogos de acordo com os interesses da criança.
A intervenção pode ser realizada nos contextos
naturais da vida da criança: escola, casa, clínica
ou outro.

Marcação

Escolha a especialidade:
Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
Perturbação do Espetro do Autismo
Perturbação da Aprendizagem Específica
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Desenvolvimento Mental 1ª Infância
Desenvolvimento da Personalidade
Consulta de Avaliação de Sintomas
Psiquiatria
Psicologia
Terapia ABA
Modelo PECS
Consulta do Sono Infantil
Modelo DIR-Floortime
Modelo de Denver de Intervenção Precoce
Osteopatia Pediátrica
Pedopsiquiatria
Neuropsicologia
Terapia da Fala
Psicomotricidade
Terapia Ocupacional
Musicoterapia
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