A infância e juventude constituem um momento privilegiado para a aprendizagem, mas também de vulnerabilidade para o desenvolvimento cerebral.
O neuropsicólogo recorre à observação do comportamento, entrevista clínica e recurso a instrumentos de avaliação neurocognitiva relativamente complexos, especificamente desenvolvidos para estudar profundamente o funcionamento cerebral nas vertentes cognitiva, emocional e comportamental. Esta análise é o que permite relacionar os processos psicológicos ou da aprendizagem com o desenvolvimento típico ou atípico do sistema nervoso central da criança ou jovem, identificando prováveis causas e indicações para intervir face às dificuldades de aprendizagem, comportamento, socialização ou regulação emocional.
A avaliação neuropsicológica é um recurso privilegiado na identificação de dificuldades inerentes a determinadas funções neurocognitivas tais como as psicopatologias do neurodesenvolvimento.
Indicações para a Consulta de Neuropsicologia Infanto-Juvenil
- Atraso específico ou global na aquisição de competências do desenvolvimento (motricidade, linguagem, autonomia, emocional ou interpessoal);
- Dificuldades de aprendizagem;
- Dificuldades de atenção/ concentração;
- Problemas de memória;
- Dificuldades comportamentais (problemáticas relacionadas com impulsividade, dificuldades de controlo do comportamento e/ou agitação psicomotora).
Quando procurar um Neuropsicólogo Infanto-juvenil?
- Quando a criança não se desenvolve como as outras (fala ou lê com muita dificuldade, é desastrado, não consegue fazer sozinho o mesmo que os outros meninos da mesma idade);
- Quando a criança é muito distraída e não consegue estar concentrada a fazer as suas tarefas;
- Quando nota que a criança é muito agitada e impulsiva (não para quieto, parece estar com “o bicho carpinteiro” ou provoca muitos problemas junto dos colegas);
- Quando a criança apresenta dificuldades persistentes em aprender os conteúdos escolares em uma ou mais disciplinas.