A Terapia Ocupacional é uma área da saúde, que tem como principal foco o envolvimento e participação do indivíduo em atividades significativas de forma funcional e autónoma.
O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades; identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de atividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde.
Na área da pediatria, o terapeuta procura envolver a criança e os pais num plano individualizado, utilizando o “brincar” como ferramenta para avaliar e intervir, proporcionando à criança os desafios adequados para que produza uma resposta adaptada e de acordo com as exigências do meio. Desta forma, o terapeuta poderá ajudar a criança a desenvolver as competências (motoras, cognitivas, sensoriais, comportamentais e/ou emocionais) necessárias para a sua autonomia nas atividades da vida diária (vestir, despir, alimentação, higiene), atividades académicas, no brincar e na relação com os outros.
Indicações para a Consulta de Terapia Ocupacional:
- Alterações neuromotoras
- Atraso global do desenvolvimento
- Perturbação de Hiperatividade com Défice de atenção
- Perturbação do Espectro do Autismo
- Perturbações do Desenvolvimento Psicomotor
- Perturbações Especificas da Linguagem
- Síndromes.
Quando procurar um Terapeuta Ocupacional?
- Não explora os objetos de forma esperada para a idade;
- Não consegue vestir as diferentes peças de roupa;
- Não consegue apertar os cordões dos sapatos, abotoar os botões da roupa;
- Dificuldade em manipular os talheres (colher; garfo; faca);
- Cai/tropeça com frequência, dificuldade em controlar os movimentos do corpo, esbarra nos objetos;
- Dificuldade em permanecer sentado durante a realização de atividades;
- Não executa tarefas de forma organizada, quando solicitado;
- Dificuldade em segurar no lápis, cortar com a tesoura, pintar;
- Não consegue escrever o próprio nome e/ou frases, salta linhas quando escreve/lê;
- Dificuldade na aquisição das competências pré-escolares e escolares;
- Dificuldades de receção e reposta aos estímulos sensoriais (integração sensorial);
- Dificuldade em relacionar-se com os outros.
O que é a Integração Sensorial?
Os departamentos de investigação da
Biblioteca Municipal de Carcavelos
estão abertos a todos, incluindo alunos
e escritores.
A Integração Sensorial é o "processo
neurológico inconsciente que interpreta
as sensações provenientes do nosso
corpo e meio externo e as organiza para
o uso no dia a dia" (Ayres J.).
Não podemos falar da Integração
Sensorial sem falarmos dos sistemas
que todos nós já sabemos: tátil,
auditivo, visual, gustativo e olfativo.
Contudo existem mais sistemas, sendo
eles muito importantes na Teoria de
Integração Sensorial e no nosso dia a
dia - são os sistemas propriocetivo (dános
a informação da posição do corpo)
e vestibular (importante no equilíbrio,
movimentos da cabeça e do corpo em
relação ao centro de gravidade), e
ainda o sistema relacionado com os
nossos órgãos (interoceção).
O processo de integração sensorial é contínuo, contudo, a idade dos 3 aos 7 anos é o período crítico para o desenvolvimento da Integração Sensorial
Alguns possíveis sinais de alerta
-Parece ter dificuldades em coordenar os dois
lados do corpo para atividades como pedalar,
saltar ao pé-coxinho, recortar com tesouras ou
vestir
-Parece ter dificuldade no lápis e em escrever
-Parece demasiado trapalhona e/ou com
pouco equilíbrio
-Tem dificuldades em sentar-se corretamente
e por tempo adequado nas atividades de mesa,
deitando com frequência a cabeça por cima da
mesa
-Não tem dominância manual definida
-Tem problemas em realizar movimentos de
forma suave e graciosa
-Não gosta de baloiços nem de atividades
que impliquem tirar os pés do chão
-Bate constantemente contra mobília ou
outras pessoas enquanto corre
-Tem dificuldade em brincar com outras
crianças, optando por ficar a vê-las
-Reage de forma muito negativa a barulhos
altos, etiquetas, abraços, cortar as unhas e
cabelo, ou até tomar banho de chuveiro
-Parece não ter novas ideias para brincar,
brinca sempre com as mesmas coisas e da
mesma forma
-Mostra-se muito lento para aprender novas
capacidades
-Tem dificuldades ou é seletivo na
alimentação
-Entre outros